Carros Híbridos são muito econômicos veja como funcionam.

Dica do Mercado

O que são carros híbrido? Você sabe?

Um automóvel híbrido é movido por um motor a combustão interna e por um motor elétrico. Essa é a explicação clássica e mais correta para esses modelos de carros.

Na grande maioria dos híbridos o motor elétrico funciona quando o carro está parado, ou quando está andando em baixa velocidade, até 30Km/h. Esse motor e recarregado automaticamente pela energia gerada pelo motor a combustão.

Também é possível fazer o carregamento das baterias do motor elétrico em”tomadas” ou em pontos de carregamento específicos.

Veículos híbridos são 100% mais econômicos que os a combustão.

A maioria esmagadora dos veículos, atualmente são movidos por motor de combustão interna e usam Gasolina, Álcool ou Diesel, para proporcionar essa combustão. O motor elétrico entra para reduzir o esforço do motor a combustão e consequentemente o consumo de combustível além da redução de emissão CO2.

Em veículos Híbridos os dois motores nunca trabalham juntos, quando um está ligado o outro está totalmente desligado.

Nós do MercadoAvalia já dirigimos alguns modelos Híbridos, como por exemplo Mercedes-Benz Classe S que foi o primeiro modelo híbrido vendido no país e o Ford Fusion Hybrid.

Podemos comentar de forma mais fácil através da nossa experiência. Dá uma lida abaixo 😉

Mercedes-Benz S500 Híbrida

Mercedes-Benz S500 foi o primeiro carro Híbrido vendido no país


(Conheça mais sobre o autor Luiz Fernando que já vendeu mais de 2 mil veículos em anos de mercado. Clique aqui)

Como Funciona um carro híbrido.

Ao virar a ignição de um carro híbrido você não escuta nada.

O motor a combustão fica totalmente desligado, mas o carro está todo funcional. Por exemplo: o ar-condicionado pode ser ligado tranquilamente, as luzes do carro também, isso é mantido pelo motor elétrico.

Ao acelerar e começar andar, o motor elétrico também entra em ação e assim se manterá até que seja necessário mais potência ou recarregar as baterias do motor elétrico.

O motor de combustão entra em ação para dar mais potência quando se faz necessário, como por exemplo numa subida, numa ultrapassagem ou em altas velocidades.

Toda essa troca de motores é imperceptível, o carro não dá tranco, não falha ou perde a potência. Somente no ruído, e mesmo assim sendo muito atento, para conseguir notar a mudança do motor elétrico para o de combustão.

Como as baterias do carro híbrido (em alguns dos modelos) não são carregadas como nos modelos 100% elétricos, ou seja, em pontos externos, como uma “tomada”. O motor a combustão é ligado para recarregar as baterias do motor elétrico do carro híbrido.

Estrutura de um motor hibrido

Simulacro básico de sistema de um motor híbrido.


Carros Híbridos são muito mais econômicos.

Qual é o maior gasto de combustível num carro? Quando você nota que o seu carro está sendo bem mais econômico?

Perguntas fáceis de serem respondidas não é?

Seu carro como o de todos nós, gasta muito mais no trânsito urbano do que, por exemplo, numa estrada durante uma viagem. Isso ocorre porque o maior gasto de combustível é para colocar o carro para andar, sair do zero no velocímetro.

E isso é o que mais fazemos no trânsito urbano. Não é??

O carro anda e para direto! Seja pelos intermináveis engarrafamentos ou pela enorme quantidade de sinais que nossas cidades tem. Isso puxa muito do motor e consequentemente vai puxar mais combustível também.

O carro híbrido entra de forma perfeita nessa dobradinha de motor elétrico/combustão!

Porque sempre que o carro está parado, o motor a combustão está desligado e o elétrico ligado, poupando muito combustível.

Imagina isso! Ficar parado com o ar-condicionado ligado sem gastar uma gota de combustível! É isso mesmo, incrível né!

Ainda tem outro fator muito importante para a economia de combustível. Que é o fato do carro começar a andar e ganhar velocidade com o motor elétrico, onde o consumo de combustível é muito maior.

(Dica do Mercado – Carros Híbridos saem da inércia como o motor elétrico, o motor a combustão será acionado se for necessário mais velocidade ou potência.)

Carros híbridos no Brasil.

Apesar de serem no Brasil carros muitos caros, o retorno do investimento é rápido.

Existem apenas 5 modelos de carros Híbridos a venda no país e o mais barato é o Toyota Pirus com valor atualizado de R$126.600,00. Esse modelo possui o consumo de combustível na cidade na faixa de 19Km/L.

Veja outras marcas que possuem carros híbridos vendidos no Brasil:

Ford com o Fusion Hybrid

Mitsubishi com o Outlander PHEV

Lexus com o CT200h

BMW com o I8

O mais caro é o I8 da BMW que custa R$799.950,00, podemos dizer que ele é um Híbrido super esportivo 🙂

No caso do Lexus CT200h, em aproximadamente um ano de uso diário você já recuperou o valor investido, na economia de combustível.

Toyota Prius 2010

Toyota Prius é o carro Híbrido mais vendido no mundo, com mais de 5 milões de unidades comercializadas


Carros híbridos ainda estão longe da maioria dos Brasileiros, imagina o carro 100% elétrico.

O governo brasileiro não dá muitos incentivos para a produção e comercialização de carros mais sustentáveis como o Híbrido. Lá fora na Europa e EUA, as montadoras já vendem milhões de unidades de carros híbridos e elétricos.

Só no EUA o Toyota Pirus já vendeu 1.6 milhões de unidades. Aqui no Brasil o número não chega nem há mil unidades, desde quando começaram as vendas em 2013.

Outro dado que mostra a total discrepância do Brasil com outros países.

A frota total de carros 100% elétricos, no Estados Unidos era de 280.000 unidades até 2016 e aqui no Brasil ainda nem vendemos em grande escala, esse tipo de carro 100% elétrico.

O que nos resta e cobrar de nossos governantes uma atitude mais positiva em relação a esses carros mais econômicos e sustentáveis.


Confira esse vídeo muito interessante sobre veículos híbridos e elétricos.


Quem leu esse post também se interessou por esses:

Criadores da Mercedes-Benz são considerados os pais do automóvel

Conheça o carro autônomo, você ainda vai andar em um

Conhece a Tesla Motors? Ainda não?! Veja o porquê desse estrondoso sucesso

Nosso primeiro carro nunca esquecemos!


MercadoAvalia é o único site no Brasil feito por profissionais do mercado automobilístico

Deixe seu comentário abaixo 😉

Confira esses posts também

Use a tabela Fipe Carros para ter uma ideia de val... Tabela Fipe carros, não use somente ela para definir o valor. Quer realmente saber o valor de venda do seu carro? Leia nossa dica abaixo! É rapidinho...
Confira os 10 carros mais roubados no Brasil "Hoje em dia não da para dar mole". Essa foi a frase de um grande amigo e policial militar no Rio de Janeiro. E isso é a verdade que vemos todos os...