Carro autônomo não é mais o futuro. É o presente!

Tecnicamente já existe o carro 100% independente da ação humana, só falta a nossa mente estar preparada para ele. Não falta mais nada além disso.

Tente imaginar comigo esse cenário:

… Você está no transito parado no sinal e resolve olhar para os lados, habito muito comum de todos nós ao volante, e…. do seu lado esquerdo tem um carro sem motorista e do lado direito também…

E aí… como seria a sensação de estar no meio de dois carros robôs?

Imagina isso também…

… Você está andando a pé e vai atravessar uma rua. O sinal fechou e você começa a andar sobre a faixa de pedestres, e nota que os carros parados atrás da faixa não tem motoristas!

Ahahahahaha!!! Garanto que muita gente vai apertar o passo para atravessar logo!!!

E isso… Você entra no carro, define o destino que quer e tira um cochilo enquanto o carro te leva para o destino solicitado… por exemplo! Ou vira de costas e conversa com o carona do banco traseiro!


(Dica do mercado – coloquei alguns vídeos no final desse post e tem um da Mercedes-Benz que é brincadeira…. dá uma olhada depois lá)

É isso meus caros leitores!

A tecnologia já existe e está apta em alguns países a funcionar. Mas até nos acostumarmos com isso, vai demorar um bocado ainda.

Note que, quando os governos permitirem esses carros andarem na rua sem motoristas, isso será indiscutivelmente um choque para toda sociedade.

Atualmente nenhum país do mundo permite que um carro ande sozinho, sem a presença de um ser humano habilitado, para tomar a direção e conduzir o carro, caso seja necessário.

Venha comigo nesse post e conheça melhor essa tecnologia, que muito provável você ainda vai usar.

O que são carros autônomos?

O próprio nome já diz… ele é autônomo, ou seja, anda sozinho.

Aqui no Brasil infelizmente tudo acontece mais devagar, assim como as novidades e tecnologias em várias áreas da indústria. Enquanto aqui estamos em passo de tartaruga, lá fora em países mais desenvolvidos, novas tecnologias estão mais do que testadas e validadas.

Um exemplo claro do nosso atraso no segmento automotivo é a obrigatoriedade do AirBag e ABS nos carros produzidos no país.

Você se lembra de quando passou a valer essa obrigatoriedade?

Não faz muito tempo…

Quer outra dica: foi no ano da copa do mundo aqui no Brasil.. ehehehhe! Agora ficou fácil, não é?!

Isso mesmo!

Em 1º janeiro de 2014, todo o carro produzido no país tinha que sair da linha de produção com esses itens de segurança de série. Agora, saca só quando essa mesma lei foi oficializada nos EUA…. em 1987. Ahahahah! Brutal isso, né!!

Quase 30 anos de diferença! Surreal!! Mas é verdade.

Esse é o tamanho do nosso atraso, enquanto aqui nos empolgamos com a confirmação e a evolução dos veículos com câmbio automático, lá fora o carro já anda sozinho.

Fiz essa explanação para mostrar que há muito tempo a tecnologia automotiva vem avançando rápido. E para chegar até aqui, com o carro 100% autônomo em vias de começar a ser vendido para o consumidor final, muita coisa já aconteceu. Mas como aqui as novidades custam para chegar, parece que estamos falando de um outro mundo.

Carro autonomo interior
No último estágio da evolução do carro autônomo, você vira um mero passageiro. Já imagino isso? Tá bem próximo de virar realidade.

Como funciona o carro autônomo?

Tecnicamente falando, o avanço gradual dos sistemas de navegação, segurança e tração dos veículos proporcionaram a criação do carro 100% livre da ação humana.

O carro autônomo tem três premissas básicas:

Enxergar –

O sistema detecta os obstáculos a frente, como pessoas, carros, semáforos, postes, placas de sinalização e etc, através de sensores e câmeras.

Interpretar –

O automóvel autônomo vai entender por exemplo a que distância está do carro da frente e qual tempo/espaço tem para frear. Um poderoso computador capaz de processar bilhões de dados em segundos faz essa análise.

Executar –

O computador aciona ações mecânicas do carro, como por exemplo usar os freios ou reduzir a marcha, para concluir ação parando o carro no tempo e espaço certo.

Você já ouviu falar em:

CONTROLE DE ESTABILIDADE?

CONTROLE DE TRAÇÃO?

PILOTO AUTOMÁTICO?

VELOCIDADE DE CRUZEIRO?

SISTEMA DE AUXÍLIO  A FRENAGEM?

PARK ASSIST? (ASSISTENTE PARA MANOBRAS)

CONTROLE DE ACELERAÇÃO?

ALERTA DE PONTO CEGO?

CONTROLE DE VELOCIDADE ADAPTATIVO?

Será que alguns desses sistemas você já ouviu?

Eles são os mais comuns e comentados no mercado nacional, e a grande maioria só vem em carros de luxo ou médio porte. Existem mais uma enormidade de outros sistemas, que tem a mesma função desses listados acima: ajudar o motorista a conduzir o carro da melhor forma possível.

A união de todos os sistemas e tecnologias já inventados, fez surgir a real possibilidade de um carro andar sozinho.

Olha essa matéria bem interessante que achei sobre carros autônomos do programa Auto Esporte da Globo


Sensores, câmeras e computador ultra modernos, são a alma do carro autônomo.

Sensores espalhados pelo carro lêem todos os tipos de obstáculos a centena de metros de distância. Existem três sensores importantíssimos num carro autônomo:

LIDAR – Light Detection And Ranging – permanece constantemente girando em 360º, usando raios laser para gerar um conjunto de coordenadas correspondentes.

SONAR – Sound Navigation And Ranging – emite ondas sonoras ao redor do carro.

RADAR – Radio Detection And Ranging – transmite ondas de rádio.

Esses sensores são responsáveis por detectar obstáculos a frente do carro. Eles atuam de forma idêntica, emitindo um sinal de rádio, som e laser que é refletido em qualquer coisa que pode ser transformar num obstáculo.


As câmeras do carro autônomo são os “olhos” do carro, são várias câmeras espalhadas por pontos chaves do veículo, duas, talvez as mais importantes, ficam na parte superior, geralmente no teto. São elas que vêem por exemplo um sinal fechado, além de ajudarem a reconhecer objetos em movimento como pedestres e bicicletas.

O super computador central do carro, compila todas as informações geradas pelos sensores e câmeras, fazendo a melhor leitura e consequentemente tomando a melhor ação para cada tipo de situação.

O que um carro autônomo faz?

Tudo e muito melhor que você! Ehehehe não me leve a mal 😉

Não estou dizendo que você dirige mal…. só estou falando que nós não conseguimos processar milhares de informações, em tão pouco tempo como um super computador.

Nós também não temos o controle total do que está acontecendo ao nosso redor, quando estamos dirigindo, não é? Ou você consegue girar sua cabeça repetidas vezes em 360º para analisar tudo ao seu redor.

A quantidade de dados gerados pelos sensores e câmeras, seria impossível de nós seres humanos coletar e analisar. Consequentemente tomar ação correta em milésimos de segundos, torna ainda mais impossível uma comparação entre computadores e humanos.

O que motiva o investimento de bilhões de dólares em carros autônomos?

Segurança.

Segurança é o principal ponto de destaque de todas as montadoras que investem pesadamente nesse novo conceito de carro.

A quantidade de pessoas mortas por acidentes envolvendo veiculos no mundo tem proporções gigantescas.

Segundo a OMS (organização mundial de saúde), quase 1,5 milhões de pessoas morreram por acidentes causados pelo trânsito de veículos em 2016. E que mais de 50 milhões ficam com algum tipo de sequela provenientes de acidentes de trânsito por ano.

Veja isso comigo:

Robôs bebem? Não

Robôs dormem? Não

Robôs se irritam? Não

Robôs passam mal? Não

Robô são imprudentes? Não

Tá aí a resposta. A tecnologia avança sempre em todas as áreas a fim de trazer para nós, seres humanos, mais segurança, conforto e praticidade.

No mundo automotivo isso não pode ser diferente.

Investir na automação de um veículo não há dúvida que é um tema bem controverso, com muita gente a favor e muita, mais muita gente, contra. Na minha opinião não há muito o que fazer, e quem tentar ir contra, por mais fundamentos que tenha, será uma luta perdida.

A que ponto estamos hoje em relação ao carro autônomo.

Dica 1: Ainda não existe oficialmente nenhum carro 100% autônomo vendido no mundo. Existe e inclusive já são até vendidos veículos “semi-autônomos” como o: Model S da Tesla, a Mercedes-Benz Classe S, o Volvo XC90.

Dica 2: Carros semi-autônomos produzidos atualmente, obedecem um série de imposições das legislações de trânsito. Por exemplo: o modo 100% autônomo só pode ser ligado em velocidades baixas (até 50Km/h) e desde que o motorista mantenha as mãos bem próximas ao volante.

Dica 3: EUA, Japão, Alemanha e Suécia já permitem a circulação de carros autônomos, mas com várias ressalvas e entre elas, a exigência de um motorista apto a dirigir o carro em situações de emergência.

Dica 4: A Tesla, Mercedes-Benz, Volvo e BMW são algumas das montadoras que estão se destacando em testes de carros autônomos.

Google carro autônomo
As gigantes da mundo digital como o Google e a Apple, também estão na disputa para ver quem lança o melhor carro autônomo do mercado. O carro da foto é um protótipo do Google.

Dica 5: A Venda de carros 100% autônomos é previsto para o final da próxima década. Nesse cenário você seria literalmente um passageiro dentro do carro.

Dica 6: Para carros 100% autônomos rodarem perfeitamente, tem que haver um investimento pesado do poder público, em novas tecnologias para a engenharia de trânsito. Como por exemplo: as faixas pintadas no asfalto serem inteligentes e interagirem com os sensores do carro, placas de sinalização e orientação com sensores que possam ser lidos por robôs, asfalto inteligente e etc.

Dica 7: O acesso à internet instável em muitas partes do mundo vai dificultar o uso do carro autônomo em grande escala.

Dica 8: No meio do ano passado (Julho/2016) ocorreu um acidente com vítima fatal nos EUA, durante testes de um carro da Tesla. Segundo a montadora o acidente pode ter sido causado por uma falha de leitura de um dos sensores. A vítima foi o motorista da marca que testava o modo autônomo do carro. 

Como está o carro autônomo Brasil.

Nenhuma montadora que tenha sede no  país se manifestou sobre essa possibilidade para um futuro próximo. A USP em parceria com centros de tecnologias nacionais desenvolveu um protótipo nacional do carro autônomo.

Dá uma olhada nesse vídeo feito pelo G1 sobre esse protótipo feito pela USP.


Confira mais dois vídeos falando sobre esse tema.

Esse aqui é um protótipo que a Mercedes-Benz pretende vender até 2030. É surreal dá uma olhada!


Caros leitores deste Blog 🙂

As cartas já estão na mesa há muito tempo e cabe a nós decidirmos se ficamos por aqui ou se abriremos nossas mentes para o inexorável processo da automação que está vindo por aí.

Uma coisa é certa, isso é um processo sem volta e trará muitas rupturas para várias camadas da nossa sociedade.

O que você acha sobre esse tema? Deixe seu comentário.


Quem leu esse post também se interessou por esses:

Carros Híbridos são os primeiros passos para o carro elétrico.

Aprenda a avaliar um carro como profissional

Uma geração sem carro


MercadoAvalia é o único site no Brasil feito por profissionais do mercado automobilístico.

Deixe seu comentário abaixo 😉