Como negociar o preço de um veículo. Não perca mais dinheiro!

Dica do Mercado

Você comprou um carro recentemente? E não conseguiu um bom valor? Fique tranquilo… você com certeza não é o único!

Não há mágica… para garantir uma boa escolha na hora de comprar um carro usado ou zero, você vai ter que ralar em classificados e agências de veículos!

Poderia resumi esse post nessa frase abaixo! 🙂

Pesquise, pesquise, pesquise e pesquise. Depois, esprema, esprema, esprema e esprema!!! hahaha…

Não adianta… para sentar na frente do vendedor e conseguir sugar o máximo dele, você vai ter que mostrar que está por dentro do que deseja. Tendo as cartas na manga na hora certa, para conseguir um bom desconto e fazer uma boa compra.

Confira 4 dicas fáceis para negociar desconto e ter um ótimo preço no carro.

1º Defina alguns modelos que você tem intenção em comprar.

Veja qual é a sua real necessidade.

Você precisa: de espaço interno, porta malas, carro mais econômico, mais luxuoso, para cidade, para viajar, não muito caro, etc.

Dou um exemplo: supondo que tenha família com um filho, faça viagens de carros com frequência, mas também rode bastante na cidade. E também não queira gastar muito com manutenção.

No exemplo acima, indicaria um carro entre esses dois modelos:

Sedã compacto (ex: Chevrolet Corsa sedã, Chevrolet Corsa classic, Chevrolet Prisma, VW Voyage, Ford Fiesta Sedã, Renault Logan, Fiat Siena).

Hatch médio (ex: Fiat Stilo, Fiat Punto, Renault Sandero, VW Polo, Chevrolet Astra, Peugeot 307/308 )

Eles são grandes o suficiente para acomodar você e sua família, tem um bom uso urbano e são confortáveis para viagens. Alguns desses modelos tem o valor mais alto que outros, mas no geral há boas opções no mercado.

2º Estude o carro e as opções.

A internet tem tudo de todos os carros. Use ela a seu favor.

Acesse o site das montadoras ou de concessionárias e veja todos os detalhes que lhe interessar. Ser for um carro usado você também consegue bastante informação em blogs de carros, como esse que você está lendo ou em revistas especializadas.

Além de opiniões de donos em vários fóruns ou redes sociais espalhadas na internet.

3º Ligue ou visite todas as lojas que estão no seu raio de alcance.

Sonde as condições iniciais.

Veja o carro fisicamente e se possível faça um test-drive.

Consulte a disponibilidade de entrega, lembre-se que comprar carro encomendado dificilmente você terá uma boa condição no preço.

Tente nesse primeiro contato, já pegar uma ideia do menor valor que o vendedor pode fazer.

Se for financiar alguma parte do valor, veja quais são as condições de cada loja/banco.

Peça a mesma condição para todas as empresas que ligar ou visitar. Se não for assim, vai ficar difícil você conseguir comprar e saber qual está oferecendo a melhor condição de juros.

4º Negocie o preço do carro com firmeza e feche o negócio.

Você já escolheu o modelo que mais lhe atende, viu o que ele tem, foi em algumas lojas e pegou as condições iniciais de compra.

Agora é hora de “espremer” o vendedor e tentar a melhor condição possível.

Como fazer isso?

Simples, ligue para ele e fale que você está para fechar a compra nos próximos dias e quer a melhor condição possível para comprar o carro com ele. Note, isso é o grande pulo do gato para conseguir um ótimo negócio.

Negocie um bom preço na compra de um veículo

Vendedor de loja vive de venda de carros. Vá no psicológico deles, quanto mais vendem mais ganham.

Não diga a sua melhor condição.

Pergunte o quanto ele consegue melhorar, da proposta inicial. Endosse que você vai comprar agora, hoje, e que quer a melhor condição para sair de casa e ir comprar o carro.

Fale também que está dando uma preferência para ele, mas que só vai comprar se ele conseguir um negócio melhor do que no concorrente.

Muito provável agora ele vai sentir que você está muito quente na compra e vai em cima do superior, geralmente o gerente da loja, para pegar a melhor condição possível para você.

Com certeza ele vai falar para você ir para a loja, porque que com você lá pessoalmente fica mais fácil barganhar preço com o gerente.

Fuja dessa conversa!

Deixe claro que você só vai se dirigir para o loja que lhe propor o melhor preço de antemão. Mas tem que ser firme, tem que impor isso.

Leiloar faz parte do jogo.

Se o vendedor não der a melhor oferta ou se recusar e negociar com você por telefone, o que é raro de acontecer, descarte essa loja e a negociação.

Mas se você ver que a nova proposta melhorou consideravelmente em relação a primeira e mesmo assim você tiver uma condição melhor do que a dele. Diga que ainda precisa melhorar mais e que o concorrente tá fazendo melhor.

Sentiu que está com as melhores condições possíveis das lojas?

Pegue a melhor condição, vá para a loja e compre seu carro no melhor preço possível!

leilao faz parte do jogo

Leilão faz parte da negociação, você precisa barganhar e pressionar o vendedor.

Fui vendedor por muitos anos e sei exatamente como negociar o preço de um veículo.

(Conheça mais sobre o autor Luiz Fernando. Clique Aqui)

Vendedor vive de vendas, quanto mais vendem mais ganham.

Na grande maioria da empresas a comissão do vendedor é em cima da nota fiscal, ou seja, o vendedor não tem o menor interesse em abaixar o valor para você! Quanto mais vender e quanto maior for o valor da venda, mais ganham.

Diversas vezes atendendo clientes em concessionárias, rolava esse diálogo na hora do fechamento:

– Fernando, consegui na loja B o mesmo carro que vi com você, só que com o valor muito melhor do que você me deu quando estive aí. O que você oferece de melhor? Vou comprar o caro hoje? (Cliente)

A regra do mercado diz que você não deve queimar preço por telefone, deve insistir para o cliente vir para a loja, mas nem sempre isso rolava. O que restava era entrar no leilão e tentar fechar o negócio com a melhor condição possível.

Veja outro exemplo de pressão para negociar preço de um carro:

– Fernando, o valor do carro e os acessórios que você está me dando estão iguais ao da loja B. Mas lá a avaliação do meu carro usado na troca foi maior em R$1.500,00 do que a sua, e no saldo que vou financiar,  a parcela tá R$90,00 mais barata. Tenta fazer melhor que fecho com você hoje.

Sinistro não é?!

Logicamente que isso não é uma regra exata. Mas diria que 50% das vendas que fazia num mês, o cenário era mais ou menos assim como estou descrevendo.

Meus amigos, sigam essas dicas que não tenho dúvida que farão uma ótima compra do tão sonhado carro.


Quem leu esse post se interessou por esses também:

Como comprar um carro usado com segurança. Dicas fáceis

Carro novo ou seminovo? Qual escolher?

País em crise, recessão na economia. Venda de carros usados em alta!


MercadoAvalia é o único site no Brasil feito por profissionais do mercado automobilístico.

Deixe seu comentário abaixo

Confira esses posts também

Aprenda a tirar boas fotos do seu carro Veja agora nosso "mantra" de como tirar fotos de carros para vender. Você sabia que 85% dos usuários de classificados de veículos decidem qual carro ...
Como quitar o financiamento de veículos para vende... Vai vender ou comprar um carro com financiamento em aberto? Veja como quitar financiamento de veículos sem dor de cabeça para não perder o negócio. ...
Tags: