Tem dúvidas de como vender seu carro? Tire-as aqui!

Por que não tentar vender no particular?

Tem muita gente que fala mal da venda no particular. Diz que não é seguro, demora muito, que tem que ficar recebendo pessoas e mostrando o carro a toda hora, etc.

Mas a verdade é que a venda no particular faz você conseguir um valor muito bom no seu carro. O que não acontece na venda direta para uma Revenda de carros.

Você precisa ter um pouco de paciência e vontade de mostrar o carro algumas vezes. Mas não tenho dúvida que o resultado é muito bom.

Se você vender seu carro na Loja ou concessionária vai perde entre 15% a 20%, no mínimo, de valor de mercado. Vamos supor que você tem um carro que está sendo vendido, em média, no particular por R$30.000,00.

Provavelmente você vai entrega-lo na loja por uns R$25.000,00

Nós, do MercadoAvalia, somos um site classificados de veículos além de Blog que você está lendo. Estamos navegando por esses mares há muito tempo, desde 2010, se você quiser, pode anunciar seu carro conosco de GRAÇA!

→CLIQUE AQUI E ANUNCIE SEU CARRO GRÁTIS!←

Confira os detalhes mais importantes de como vender um carro usado no particular:

Primeiro – Faça uma revisão.

Faça uma revisão mecânica no seu carro, depois lave e higienize internamente. É muito importante para o futuro comprador saber que o carro está com a manutenção em dia.

A limpeza externa quanto interna, ajudará na venda e dará uma valorizada na hora de bater as fotos.

Segundo – Verifique a documentação.

Verifique a documentação (se há multas em aberto ou IPVA atrasado), essas informações serão perguntadas pelo comprador.

Confira se o documento de transferência (conhecido como CRV ou Dut-Recibo) está em mãos, você vai precisar dele na hora da venda.

CRV - DUT Recibo
Exemplo de CRV ou Dut-Recibo de um carro.

Se liga nisso: Tentar vender um carro sem a documentação correta em dia é melhor nem tentar.

Seu carro tem financiamento em aberto? Veja nesse post mais detalhes sobre tipos de financiamento.

Vai precisar quitar o financiamento? Em outro post falamos o passo a passo de como fazer a venda seu carro, tendo que fazer a quitação do financiamento. Clique aqui e confira as dicas para quitar seu financiamento.

Terceiro – Tire boas fotos.

Bata fotos do seu carro em um lugar com boa iluminação, se possível de dia e ao ar livre.

Tire fotos de todo exterior e interior do carro, se tiver algum detalhe importante como: Kit multimídia (DVD, GPS, Câmera de ré e etc), teto solar, rodas de liga leve bonitas ou bancos com forração em couro, vale a pena tirar algumas fotos, isso valoriza o carro.

Temos um tutorial de como bater fotos do seu carro, damos dicas do passo a passo para tirar ótimas fotos!

Clique aqui e confira nossas dicas para fotos do seu carro!

Quarto – Faça anúncios.

Faça muitos anúncios do seu carro.

Na minha opinião, esqueça Jornais impressos tipo O Globo, Estadão, Extra e etc.

Foque seu tempo e dinheiro para fazer anúncios em sites de classificados online, tipo esse aqui, desse Blog. Mas fique ligado, faça anúncio em no mínimo três sites, quanto mais exposto mais chance de alguém ver e consequentemente de vender.

Veja nesse post os melhores sites para anunciar carros.

Tem gente que gosta de colocar placa de VENDO no carro, nada contra, mas acho isso pouco eficiente.

Você pode optar vender para particular ou para uma revenda de carros. No particular você vai conseguir o valor máximo do seu carro!


Quinto – Mostre o carro.

Se prepare para mostrar o carro.

Separe alguns dias e tente concentrar as visitas nesse dia. Mas vai uma dica: “macarrão se come quente”.

Já comeu macarrão frio? Não é muito gostoso, não é?!

Brincadeiras à parte ehehehe. Isso é uma regra dentro do mercado de compra e venda de carros. Existe a hora certa da venda, onde o comprador tá “doido” para fechar o negócio e se a oportunidade passar, já era, perdeu o negócio. Por isso tente sempre mostrar o carro quando o comprador quiser ver o carro.

Sexto – Seja solícito.

Seja solícito com o comprador.

Muitos interessados querem levar o carro para o mecânico ver, ou dar uma volta, outros querem cópia do documento para levantar o histórico e nada consta do carro.

Logicamente que antes de fazer algum desses detalhes acima, você deve perceber se o interessado está “quente” no negócio e se é seguro fazer. Geralmente quando rola esse interesse o comprador está bem inclinado a comprar o carro.

Sétimo – Tudo certo.

Beleza, tudo certo!

Você fez bons anúncios, está com a documentação em mãos, recebeu contatos de interessados e agora tem a proposta de um comprador em mãos.

Ele quer fechar negócio, mas pretende financiar uma parte do valor… Hiiiiii !!!! Já era! Falou em financiar muitos vendedores dão uma desanimada. Por quê? Em tempos de crise nada mais normal que querer financiar um veículo.

Não seja muito radical na venda. Vender à vista é muito melhor, disso não temos dúvida. O dinheiro entra na hora na sua conta, mas nem sempre o comprador tem essa possibilidade.

Tente ser flexível na negociação.

Oitavo – Negócio fechado.

Dizem que vender carro no particular demora, eu não acho. Siga essas dicas e verá que é bem rápido!

Negócio fechado!

Está na hora de ir no cartório e preencher o documento de compra e venda com o nome do futuro proprietário.

Tire duas cópias autenticadas do documento preenchido (o original fica com o comprador). Uma cópia você deve guardar a outra leve em qualquer posto do Detran para fazer o comunicado de venda.

Fazendo o comunicado de venda no Detran você fica totalmente livre de dor de cabeça no futuro. Se o comprador não fizer a transferência de propriedade e por exemplo, surgirem multas, com o comunicado de venda feito você nem as receberá, vai direto para o novo proprietário.

(Comunicação de venda – acesse o site do Detran da sua cidade e procure por comunicado de venda. Eles vão te dizer o passo a passo para ser feito.)

Pessoal, isso é um resumo bem realista do passo a passo de como vender carros usados no particular.

Sucesso na sua venda!


Quem leu esse post também se interessou por esses:

Quer vender seu carro rápido? Veja nossas dicas.

Melhor site para anunciar carros

Onde vender carros usados?


MercadoAvalia é o único site no Brasil feito por profissionais do mercado automobilístico.

Deixe seu comentário abaixo sobre esse post 😉