Leia esse post e tenha argumentos para barganhar um melhor valor de avaliação no seu carro ou para fazer a compra de um carro usado com segurança.

Recebo muitas mensagens de leitores deste Blog e usuários do Classificados MercadoAvalia (nós somos um site de classificados de veículos além desse Blog que você está lendo), perguntando sobre que detalhes um avaliador levará em conta para definir o valor de uma avaliação. E como avaliar um carro usado antes de comprar.

Por isso, resolvi escrever esse post com dicas resumidas e altamente eficazes, para você ficar por dentro dos macetes e detalhes que um avaliador de carros vê num carro usado.

Antes, acho legal dar algumas informações:

⇒ O responsável pela avaliação de carros em Concessionárias e Revendas de usados, é geralmente o gerente, no caso de concessionárias e o próprio dono em revendas de carros. Não há dúvida que ele precisa ter um mínimo de conhecimento técnico e mecânico de um carro.

(Quero informar isso para deixar claro, que a avaliação de um carro geralmente é feita por uma pessoa capacitada e experiente.)

⇒ Aqui estou me referindo à uma avaliação de alguma loja ou concessionária, que ofertará um valor para compra do seu carro. Existem outros tipos de avaliações que não vou entrar no mérito nesse post, como por exemplo de seguradoras.

⇒ Eu sou especialista em compra e venda de carros e sozinho, já vendi mais 2.000 veículos em anos dentro mercado automotivo nacional. Avaliar carros foi uma rotina por muitos anos na minha vida.

Escrevi dois posts sobre esse tema de avaliação de carros que também podem ser útil para vocês:

mercado avalia
MercadoAvalia é pioneiro em avaliação de carros online, conhecemos profundamente todos detalhes de uma avaliação. Desde 2010 no ar, somos uma referência de classificados no mercado automobilístico nacional.

Como avaliar um carro e o que observar na avaliação.

Dividi em cinco tópicos, para ficar bem claro e fácil de entender.

Serão esses:

Exterior e lataria

Mecânica, hidráulica e elétrica

Interior e conservação

Acessórios e itens de fábrica

Documentação

O que avaliar no exterior e lataria do carro –

Normalmente o avaliador de carros começa examinando a lataria.

Procurando possíveis falhas na pintura e desalinhamento de algumas chapas do carro, como por exemplo: o capô em relação ao para-lamas ou o alinhamento entre as portas. Isso pode significar que o carro levou alguma batida e pode ser que influencie no valor final da avaliação por achar necessário refazer o conserto.

(exemplos de chapas ou peças da lataria de um carro: para-lama, porta, capô e etc)

Além de, logicamente, se estiver nítido uma batida, que se faça necessária a recuperação.

Nesse etapa fique tranquilo quanto a pequenas moças e arranhões pequenos, isso não deprecia o valor da avaliação.

Agora, em relação ao desgaste de pneus, isso sim é fator bem forte e geralmente pesa na avaliação. Pneus velhos e gastos, terão que ser substituídos por novos antes de vender e esse custo entrará na avaliação. Fique atento aos pneus do seu carro.

Se você estiver comprando um carro, use esses detalhes para tentar um desconto, ainda mais se os pneus estiverem muito ruins.

pneu desgastado
Muitas vezes ignorado por proprietários de veículos, pneus desgastados, oneram e muito avaliações de carros usados.

O que avaliar na parte Mecânica, hidráulica e elétrica –

Durante uma avaliação mecânica, o avaliador estará atento a detalhes que podem ser notados de forma rápida e que indicam algum problema, como por exemplo:

∞ Se o ar condicionado não está gelando.

∞ O ruído do motor em baixa, média e alta rotação.

∞ A profundidade do pedal da embreagem.

Funcionamento do câmbio automático.

∞ Barulho na direção ao virar o volante para os lados.

∞ Algum vazamento grande no motor.

∞ Funcionamento elétrico do carro, como por exemplo: vidros, travas, sistema multimídia (se tiver), teto solar e etc.

Esses são alguns itens analisados que sempre são vistos, e pesam na avaliação, mas existe uma enormidade de modelos de carros onde são vistos outros detalhes.

Para quem tá comprando… Não se preocupe, você não precisa fazer um curso de mecânica para ter uma noção do estado do carro. Siga essas dicas simples que com certeza você vai sair de muita furada.

(Escrevemos um post voltado exatamente para quem tá querendo comprar um carro usado com segurança e tranquilidade. Nele detalhamos literalmente todas as fases de compra de um carro. Dá uma lida vai te ajudar também)

Detalhes do interior e de conservação que o avaliador de carros vê –

A aparência vale muito na primeira impressão.

Limpeza interna e conservação geral são muito importantes num carro. Elas passam uma ideia do trato que o carro teve com o antigo proprietário.

Estofamento e forração interna limpos, sem manchas e rasgos, deixam o carro com cara de novo. Se possível esvazie o interior do carro de itens que possua para uso diário.

Bancos de couro em carros
Bancos de couro é o sonho de consumo de muita gente. Realmente eles dão uma boa volorizada no carro, mas mantenha o couro em bom estado!

Já avalie muito carro que para conseguir ver o estado dos bancos traseiros era quase uma missão impossível. Tamanha era quantidade de coisas como: roupas, toalhas, brinquedos, bolsas, malas, papéis e etc.

Isso sem falar no porta malas! Que em alguns casos desistia de analisar, por tamanha quantidade de objetos que possuía.

Que é uma dica, leve seu carro num lava jato e mande fazer uma lavagem e aspiração interna, ou faça você mesmo uma geral no seu carro antes de leva-lo para uma avaliação.

Entrar num carro limpo, arrumado e cheiroso é ótimo! Onde é possível ver todos os detalhes com clareza e facilidade pesa muito na avaliação. Sem comentar a impressão positiva que deixará para o avaliador, de zelo e cuidado com o carro.

Você que está comprando, fuja de carros com o interior muito surrado, com bancos rasgados, forração de portas ou do teto soltos. Isso é um sinal claro que o carro já rodou muito. E carro muito rodado é sinal de gastos alto com a manutenção!

Acessórios e itens de fábrica pesam para avaliar um carro –

Comento agora sobre os opcionais como: ar condicionado, ABS, Air Bag e etc, e o peso na avaliação.

Comprar um carro Zero Quilometro básico, ou seja, sem ar condicionado, direção hidráulica ou vidros e travas elétricas é bem difícil hoje em dia.

A grande maioria dos carros vem com esses opcionais de série. Veículos básicos a pesar de terem o preço bem mais baixo e serem atraentes para compra de um modelo zero, na revenda ou na avaliação, a depreciação é muito grande.

Hoje em dia ninguém quer mais carros básicos. No mínimo tem que ter um ar-condicionado e funcionando corretamente!

Note também que acessórios como:

  • Bancos com forração em couro.
  • Kit multimídia (DVD, GPS e câmera de ré).
  • Bonitas rodas de liga leve.

Também ajudam muito na avaliação do seu carro.

Portanto meus amigos se seu carro é “completão” tem tudo para ter uma aceitação rápida. Ser for “basicão” o retorno e a avaliação tendem a ser menores.

Você que vai comprar um carro, veja suas possibilidades financeiras, se der para comprar um carro com ar-condicionado e direção hidráulica, compre sem dúvida! Além do conforto que você terá, seu carro será muito mais aceito na hora de revender.

Carro automático está se tornando o queridinho do mercado de automóveis aqui no Brasil e consequentemente agrega uma valor enorme na avaliação do carro.

Teto solar de carro
Teto solar da uma ótima valorizada na avaliação, mas tem que estar funcionado, se não estiver, pesará muito na avaliação do seu carro.

Nota do autor:

Nós do MercadoAvalia trabalhamos durante anos no mercado de compra e venda de carros em concessionárias e como revendedores.

Podemos dizer claramente que carros sem os principais opcionais que são: ar condicionado e direção hidráulica deixam a venda muito mais lenta. E carro que demora para vender… tem avaliação mais baixa.

A verdade é que hoje em dia com a propagação dos itens de segurança como ABS, Airbag, controles de estabilidade entre outros, está deixando, nós consumidores, mais exigentes na hora de comprar um veículo.

Um carro com ar condicionado e direção hidráulica já nem chama muito mais a atenção, queremos mais! Itens de segurança estão dando em peso enorme na venda e avaliação de um carro.


Como avaliar um carro no quesito – Documentação –

Seu carro está em dia?

Digo:

IPVA tá pago? Documento de rodar está no seu nome? Dut-Recibo (recibo de compra e venda de um carro) está em aberto?

Tem financiamento em aberto?

Multas de trânsito, tem? Já pagou?

Tá vistoriado?

Tá com o manual completo? Tem a chave reserva?

Já abaixei muito o valor de uma avaliação por causa da falta da chave reserva. Seu carro tem que ter chave reserva.

Quantos detalhes são levados em consideração, não é!?

CRV - DUT Recibo
Exemplo de CRV ou Dut-Recibo de um carro.

Mas se tem alguma coisa que pode de fato embarreirar a avaliação ou venda de uma veículo é a documentação.

Uma batida, da para consertar num tempo curto, alguns dias ou talvez numa semana. Problema mecânico e estéticos, geralmente, também são detalhes que o carro ficará parado alguns dias.

Agora se a documentação estiver “emperrada” e for algo que nitidamente demandará muito tempo para ser resolvida, já era!! Das duas uma! Ou a avaliação será muito, mas muito baixa, ou o avaliador falará quem não tem interesse em comprar seu carro.

Fique atento também à multas vencidas e IPVA’s atrasados. Não tem jeito… tudo será somado e abatido no valor da avaliação.

Quem vai comprar… Fuja de problemas de documentação, isso é a maior causa de problemas judicias entre clientes e lojistas. Carro com a documentação presa é problema na certa.

Você não vai conseguir passar o carro para o seu o nome e consequentemente nunca será seu legalmente.

O veículo na hora da compra, tem que estar com a documentação em dia e ter o documento de compra e venda em aberto.


E agora já se sente um avaliador de carros?

ehehehehe! 😉

Ufaaa!!!

Conseguiu chegar até aqui? Que bom! Realmente esse post foi bem grande!

Mas espero ter ajudado em algumas dúvidas sobre como avaliar um carro.

Ficou com algum ponto não esclarecido? Mande uma mensagem a baixo que responderemos.


Quem leu esse post também se interessou por esses:

Como comprar um carro usado com segurança. Dicas fáceis

Avaliação de carros usados é um enigma

Uma geração sem carro

Onde vender carros usados?


MercadoAvalia é o único site no Brasil feito por profissionais do mercado automobilístico.

Deixe seu comentário abaixo 😉